5 dicas para montagem de albuns

Tirar fotos é muito gostoso e super acessível neste mundo digital. O que acontece é que muitas vezes ficamos com um infinito de fotos no computador, que acabamos raramente acessando…

Por isso o post de hoje, com 5 dicas para montagem de albuns, é para as mamães que amam fotos e que gostariam de ter algumas delas impressas de uma forma bacana e gostosa de ver (e que conseguirem tirar um tempinho para a tarefa)!

Quer ver alguns albuns lindões para se inspirar?
Confira nossa galeria aqui!

Existem algumas empresas que oferecem softwares gratuitos para a montagem de álbuns! Geralmente estes programas são simples de usar…
Nesta categoria de softwares amigáveis, indico o D-book, da empresa Digipix (com a marca FOTOREGISTRO). Você pode baixá-lo neste link (versão para windows)! Foi com ele que iniciei meus projetos de álbum lá atrás!

Neste post vamos dar algumas 5 dicas para montagem de albuns – dicas rápidas de diagramação para você criar um álbum bem bacana!

Imagem de album quadradinho em perspectiva com bebê na capa e um vaso de flores ao fundo

1- A parte mais difícil: A escolha das imagens!

Esta será, sem dúvida, a tarefa mais complicada….e para ajudar neste ponto tenho duas sugestões: a primeira é copiar a pasta com as fotos e ir apagando as que você não gosta. Esta estratégia funciona bem se você tem muitas fotos de qualidade variada (algumas ruins no meio). Se a mamãe achar que tem muitas fotos boas, sugiro um processo inverso: escolha apenas as 10 que gostar mais, as que amar de paixão!

Imagerm de album de ensaio de gravidez com foto do casal na praia, ao por do sol.

2- Menos é mais.

Sei que parece muito convidativo fazer um álbum de 400 imagens, mas acreditem, o álbum ficará muito mais bonito se nele estiverem poucas fotos por páginas, mas aquelas fotos especiais mesmo!! Ficará mais limpo, e menos cansativo de olhar.

3- Falta de tempo? O programa dá uma ajudinha!

Se a vontade é muita, mas o tempo (e as vez a paciência) é pouca, você pode optar pela montagem automática. O programa pega as fotos que você escolheu e monta o álbum para você. Só que assim fica muito impessoal…então, depois de montado, você pode ajustar algumas páginas para deixar mais com a sua cara!!

4 – Palheta de Cores

Um dos recursos muito utilizados para montar o álbum é escolher uma paleta de cores…fica mais fácil de trabalhar se você escolher, no máximo, até quatro tons para trabalhá-los como fundo. Você pode inclusive eleger uma cor para cada momento do álbum, estratégia que uso bastante (geralmente uso entre 2 e 3 cores de fundo)!

Imagem de paleta de cores escolhida para album, nos tons rosa, pessego, azul e vermelho. Cada página, com sua cor de fundo e , ao lado um quadradinho com a cor selecionada.

5 – Cor de fundo

Geralmente uso para o fundo da página uma cor que exista na própria foto em destaque, assim o conjunto fica mais harmônico….e aqui entre a dica final: devemos ter sempre o cuidado para que o fundo não se destaque mais que a própria foto! Afinal ela é o astro principal!!

imgem de uma página de album diagramada com as cores roxo e verde, em listras. As fotos são de uma decoração com o tema Alice no pais das maravilhas.

E aí, gostaram das dicas?? Me contem nos comentários!! Se quiserem eu faço um post falando mais sobre tipos de albuns e suas diferenças,ok??

Add Comment